Roberto Faustino/20-2-1992/ O Globo

Dr. Zerbini,
o mago do
coração

Ele fez medicina apenas por sugestão paterna, odiou o início da faculdade, quase desmaiou ao assistir a uma operação. Mas, graças à mania de ser sempre o primeiro aluno da classe, acabou se transformando em um dos pioneiros da cirurgia cardíaca em todo o mundo.

Fonte: Revista Super Interessante | junho 1993

Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini

Médico cirurgião, professor e pioneiro da cirurgia cardíaca no Brasil e do transplante cardíaco no mundo, Professor Zerbini viveu para promover a valorização da vida.

Além de toda a sua dedicação ao nobre ofício de curar, ele desenvolveu novas tecnologias cirúrgicas que lhe permitiram criar as primeiras técnicas de operação do coração no Brasil, mesmo diante de toda a deficiência de recursos da época (década de 1960).

Curar os desprovidos e os desamparados tornou-se sua bandeira. E a criação do Instituto do Coração, o grande sonho de sua vida. A concretização deste desejo visionário de criar um centro de excelência em cardiologia e pneumologia se deu em 1977, com a inauguração do InCor.

E foi com esta mesma visão criativa e corajosa que Professor Zerbini deu um passo além: criou a Fundação Zerbini (FZ), um modelo internacional de fundação de apoio de direito privado a hospital público universitário.

DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO

O homem por
trás do doutor

Filho de Eugênio Hugo Zerbini e de Ernestina Teani, nasceu na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, em 7 de maio de 1912, sendo o caçula de sete irmãos.

De 1927 a 1928, freqüentou em Campinas o Colégio Diocesano Santa Maria, onde também estudou Luiz Venère Decourt. Já formado, em janeiro de 1949, casou-se com a Dra. Dirce Costa, médica formada na Faculdade de Medicina da USP em 1948. Seus filhos: Roberto, Eduardo e Ricardo.

Referência Bibliográfica

Exposição Zerbini: Homem, o Cirurgião, o Cientista – Publicação utilizada no Ciclo de Exposições do Centenário da Faculdade de Medicina- USP – Realizado pela Universidade de São Paulo, FMUSP, HCFMUSP, Instituto do Coração, Fundação Zerbini e Fundação Faculdade de Medicina.

Formação
Acadêmica

  • 1935

    diplomado na Faculdade de Medicina de São Paulo.

  • 1936

    já formado, Zerbini inicia suas atividades cirúrgicas no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na 17ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

  • 1939

    trabalhando no Hospital São Luiz Gonzaga da Santa Casa, passou a se dedicar à cirurgia torácica e pulmonar.

  • 1941

    defende sua tese de Livre-Docência a respeito à colapsoterapia do pulmão afetado pela tuberculose.

Clique
para
visualizar